
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos – nasceu com a missão de “honrar a criança” e é a origem de todo o trabalho do Alana que começou em 1994 no Jardim Pantanal, que fica em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. O Instituto conta hoje com programas próprios e com parceiros, que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.
O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo mais justo, inclusivo, igualitário e plural. É como um sistema de três esferas interligadas, interdependentes, de atuação convergente: um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. A reunião de educadores, cineastas, advogados, cientistas, jornalistas, administradores, ativistas, comunicadores, designers, pedagogos, conteudistas, empreendedores e artistas para promover e inspirar novas possibilidades de mundo. Um combinado único de entretenimento, ciência e advocacy que mistura sonho e realidade. Pesquisa e cultura pop. Justiça e desenvolvimento. Articulação e diálogo. Incidência política e boas histórias.
O Espaço tem hoje a missão de fomentar o desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas e de articulação comunitária, com as seguintes atividades para a promoção de lazer, cultura e fortalecimento comunitário:
Banda Alana: Promove o acesso à cultura, educação e o fortalecimento do senso de cidadania, de crianças e jovens, por meio da música – ferramenta de transformação social;
Biblioteca Espaço Alana: Realiza, por meio da mediação e do diálogo, ações para viabilizar o acesso à cultura, aos livros e à leitura;
Brinquedoteca: Incentiva o brincar por meio de atividades lúdicas e livres em seu espaço e na praça de convívio comunitário;
Articulação comunitária: Estimula o voluntariado e eventos pontuais de fortalecimento comunitário, fomentando discussões sobre assuntos de interesse da comunidade.

Todos podem usufruir do grande espaço de convivência comunitária – projetado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake – situado na Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal.
fonte: https://alana.org.br/#sobre
