
Em São Miguel Paulista já tivemos diversos eventos, tanto na Praça do Forró, quanto espalhado pelo bairro, hoje vamos te mostrar os dois mais recentes.
Virada Cultural 2022 tem funk e forró com Hariel e Barões da Pisadinha
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em contraste com as apresentações que rolaram no centro --que foram marcadas pela violência--, na periferia, o clima era pacífico e a sensação éra de segurança. No palco São Miguel Paulista, na região leste, após a apresentação do grupo Batuqueiros e Sua Gente, que abriu o domingo de shows, o público encheu a avenida Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti à espera do MC Hariel e da dupla Barões da Pisadinha.
Entre copos com bebidas coloridas, óculos Juliette e narguilés, o público que se reuniu em frente ao palco --que ficava em frente ao Duas Pistas, um pequeno açougue local--, era composto na maioria por adolescentes e crianças e viu Hariel subir ao palco às 15h16.
A recepção ao funkeiro foi enérgica. A pista --que tem capacidade para 20.000 pessoas-- estava lotada e até os muros ao redor do palco estavam ocupados. A música escolhida para abrir o show foi "Cracolândia" --canção que ele divide a autoria com o DJ Alok.
"Muito prazer de estar na casa do Coringão", afirmou o cantor, referindo-se ao Corinthians, seu time do coração.
Conhecido pelo funk consciente, antes de começar a música "Vou Buscar", Hariel disse que o funk tira os jovens do crime e dá oportunidade. Na sequência ele cantou "Vai Ter que Aguentar", música que divide com o MC Don Juan.
"Cuidado. Priorize os parceiros do bem, que te levantam." Com essa afirmação, o MC homenageou o funkeiro MC Kevin --morto em maio de 2021, após cair da sacada de um quarto de hotel.
Ele cantou "Manto do Timão ", "Coração na Geladeira" e "Loco É Nois", canções que ele divide com Kevin. "Sempre faça tudo por quem você ama. Pode ser a última vez que você vai ver ele", comenta Hariel, emocionado no palco.
O momento alto do show foi a música "Maçã Verde", do disco "Avisa que É o Funk".

Mesmo o público sendo grande e mostrando ansiedade enquanto aguardava a apresentação dos Barões da Pisadinha dançado e cantando os famosos piseiros da dupla, nenhuma ocorrência mais grave aconteceu. O ambiente tinha clima mais familiar e seguro, contraste do que foi visto nos palcos do centro.
​
O Barões da Pisadinha surgiu no palco às 17h em ponto. "Recairei", do disco ao vivo de 2021, foi a música que deu a largada no show.
O público, que era jovem, se transformou em questão de poucos minutos: agora era possível ver pessoas mais velhas e pais com filhos. "Zero Saudade", música que os Barões dividem com a dupla Maiara e Maraisa, foi a segunda entoada pela banda.
Agora, além dos que ocupavam os muros ao redor do palco, surgem pessoas em cima das lajes e nas janelas. E o mais inusitado: no céu surgem drones e pipas.
A banda mesclou seu repertório com músicas famosas do sertanejo, como "Meu Pedaço de Pecado", do João Gomes, e do funknejo, como "Toma Toma Vapo Vapo". E até tocou "Desenrola Bate Joga de Ladinho", do Os Hawaianos.
Todas as músicas foram cantadas em alto e bom tom pelo público, uma indicação clara de como a dupla sertaneja se identifica com a periferia. O show chega ao fim, após 1h15 de apresentação, com gritos de "bis" e "mais um".

São Miguel Paulista comemora seus 462 anos com as tradicionais festividades no mês de setembro
Os Festejos de São Miguel Paulista chegam para representar toda a história de um dos bairros mais antigos da capital paulista e sua grande diversidade cultural
São Miguel Paulista, localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, comemora 462 anos de sua história no dia 29 de setembro. Com base em fatos históricos, a chegada dos indígenas e jesuítas na região, em 1560, marca o início de um dos bairros mais antigos da capital paulista.
Durante todo o mês de aniversário, a região será contemplada com os festejos tradicionais para comemorar com toda família e expandir a cultura local. Para celebrar essa data histórica, a Subprefeitura São Miguel Paulista conta com o apoio cultural da empresa Nitro Química e com a participação direta de lideranças do bairro no planejamento e desenvolvimento dos eventos.
“Comemorar mais um ano de São Miguel Paulista é motivo de muita alegria e renova a nossa esperança, principalmente após um longo período de isolamento, com a luta a favor da vida e segurança de nossa população”, ressalta o subprefeito Fernando José Velucci.
Neste ano, os festejos iniciam no dia 02 de setembro, e seguindo a tradição, se encerram com a Missa na Catedral de São Miguel Arcanjo, no dia 25 de setembro. Confira a programação completa:
02, 03 e 04/09
13h às 22h - Feira Gastronômica - Praça Fortunato da Silveira
04/09
09h - Missa de Abertura dos Festejos de São Miguel Paulista - Catedral de São Miguel Arcanjo
11/09
10h às 22h - 1° Moto Rock Leste - Praça Fortunato da Silveira
17/09
09 às 10h30 - Culto Evangélico - Igreja Adventista do Sétimo Dia
09 às 18h - Feira de Artes, Artesanatos e Antiguidades de São Miguel Paulista - Praça Padre Aleixo Monteiro
10h às 19h - Aniversário do Jardim das Camélias - Praça Rosa de Pedro Nunes
15h às 20h - Batalha de Rima - Praça do Casarão/Vila Mara
18/09
09 às 18h - Exposição de Carros Antigos - Praça Fortunato da Silveira
19/09
07h às 15h - Torneio de Gateball - CDC Jardim São Vicente
23/09
17h às 22h - Festa dos Povos - Praça Fortunato da Silveira
19h30 - Homenagem aos Pioneiros - Catedral de São Miguel Arcanjo
24/09
10h às 22h - Festa dos Povos - Praça Fortunato da Silveira
25/09
10h às 22h - Festa dos Povos – Praça Fortunato da Silveira
18h - Missa de Encerramento dos Festejos de São Miguel Paulista - Catedral de São Miguel Arcanjo
.png)